O INPI irá sediar, no dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro, um debate sobre patentes, realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat), da Câmara dos Deputados. Relatado pelo deputado Newton Lima (PT-SP), o objetivo do trabalho é discutir o que o Brasil deve fazer para ampliar a transformação do conhecimento cientifico em inovação e patentes.
Como o tema do seminário será o olhar institucional, estarão presentes os representantes de diversas instituições ligadas à inovação. Entre eles, estão previstos os seguintes participantes: os presidentes do INPI, Jorge Ávila; da Finep, Glauco Arbix; do CNPq, Glaucius Oliva; da Capes, Jorge Guimarães; e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Mário Borges Neto; além de Filipe Teixeira, chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa. O moderador do evento no INPI será Mariano Francisco Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE-MCTI).
O evento faz parte do amplo ciclo de debates sobre o tema, que já teve duas etapas, em Brasília (DF) e Campinhas (SP), destacando as opiniões do setor produtivo e dos produtores de pesquisa e desenvolvimento, respectivamente. Depois da etapa no INPI, haverá ainda um debate sobre a legislação de patentes, em São Paulo (SP).